Sombras e Profundidade na Fachada

Portal BIM Sem categoria

Com o Revit é possível facilmente criar vistas de fachada (ou elevações), contudo é preciso fazer alguns ajustes para que a mesma possua uma boa representação gráfica. Acrescentar sombras na fachada é um pequeno detalhe que ajuda muito o entendimento do projeto uma vez impresso e requer pouquíssimo trabalho. Para acrescentar sombras na sua vista, basta clicar no botão com a bola azul, chamado Shadow, na barra inferior do Revit.

O padrão do Revit não é muito adequado para impressão pois suas sombras são muitos escuras. Sugiro fazer algumas pequenas alterações para melhorar a representação, colocando sombras mais leves. Para isso, vá em Graphic Display Options, situado no menu do botão em forma de paralelepípedo azul, na barra inferior, chamado Visual Styles. Nesta guia, faça os ajustes em Sun, Ambient Light e Shadows conforme a imagem ao lado. Esse ajuste foi pensado para impressão, de forma que aparentemente as sombras ficam muito claras. Aproveite, teste diferentes valores e tome sua própria decisão. Além disso, observe se a orientação do sol está bem posicionada e faça os ajustes em Sun Setting caso necessário.
Para obter a sensação de profundidade na vista modifique a espessura dos objetos utilizando as ferramentas Override e Linework, explicadas na postagem anterior. Simples detalhes podem fazer uma grande diferença no resultado final do trabalho.