Como alterar o valor da cota de nível sem mover o Projeto

Portal BIM Dicas

Normalmente quando se começa um projeto no Revit a planta de pavimento está situada na cota de nível zero e muitas vezes só nos damos conta de que a mesma devia estar em outra altura quando todo o projeto já está modelado. Apesar de ser possível modificar a altura de todas as plantas movendo suas indicações em um corte ou elevação, isto pode gerar uma série de problemas a depender da forma como seus elementos foram criados. Por isso existe no Revit uma solução muito mais prática para mudar o valor da cota sem mover o projeto.

Suponhamos que tenha desenvolvido o projeto com o Pavimento Térreo na cota zero e na sua planta técnica você deseja colocar os valores de acordo com os dados do levantamento topográfico. Siga essas etapas:

Na planta de piso, vá em Manage>Coordinates>Specify Coordinates at Point.

Após ativar o comando, clique no piso em que você deseja definir o valor da cota de nível, vá em Elevation e defina o valor desejado para a cota.

Agora insira uma cota de nível (Annotate>Spot Elevation) no piso em que você deseja definir o valor. Você ainda verá a cota marcar o nível de Projeto que é zero.

Selecione a cota de nível inserida, entre nas propriedades do tipo, encontre o item Elevation Origin, modifique para Shared e voilà, isso fará que a cota de nível mostre o valor definido anteriormente por você e seus problemas sejam resolvidos. As demais cotas, logicamente, estarão com os valores relativos ao que você definiu, não sendo preciso modificar no projeto.